A Bíblia é recheada de pessoas que ao nosso ver são um tanto estranhas, eufóricas e porque não? Fanáticas. Mas a verdade é que quando paramos para olhar mais de perto podemos perceber que não são nada disso, simplesmente descobriram algo em Deus que poderia nos levar a ser assim também: Meio desligado das circunstâncias, não dar muita atenção a palavra dos outros, não ter receio mediante as expectativas e projeções da vida etc. São pessoas que encontraram um Alegria divina: Não condicional, Não passageira, Não imposta! Simplesmente uma Alegria Crida(talvez essa palavra não exista, mas fica interessante aqui!).
Quando digo que a alegria não é um resultado da bênção recebida e sim da fé instaurada e experimenta na vida de alguém. Algumas vidas da Bíblia me vêem a cabeça:
1 - Ana (I Sm.1.1-18) - Para quem não conhece ou ainda não leu, é uma bela história e que tem muito a ensinar sobre gratidão, fé, injustiça dentre outras coisas. Mas um detalhe no final do vs.17 me chama atenção exageradamente. Ao terminar de orar, recebe as palavras de Eli, levanta-se e o texto nos informa que seu semblante já não era mais triste! Ué? Ela não recebeu nada ainda, ao contrário, foi achada como bêbada! Como assim, sua tristeza foi embora? Depois de anos esperando a bênção, sendo humilhada dentro de casa!
2 - José (Gn 37) - Essa também é uma história muito particular. Alguém que tem um sonho, e por isso tudo vem de encontro à Ele; Mas como se nada tivesse acontecendo ele continua firme, continua convicto, continua buscando santidade, continua mostrando uma alegria em servir...
Olhando por esse prisma, vou chegar a conclusão que realmente: A Alegria é o fruto da fé, não da Bênção! afinal, essas pessoas que citei dentre outras que poderíamos usar aqui, não precisaram receber a bênção para desfrutar de uma alegria e uma paz plena.
Quando minha alegria está condicionada ao receber a bênção então estou condicionado a ter alegria quando receber a bênção e isso não é Fé, isso não tem haver com espiritualidade, isso tem haver com troca, tem haver com estar feliz porque recebeu algo ou conquistou algo. Todavia, se eu não receber as bênçãos de Deus, ou não conquistar aquilo que pedi ou esperei Nele, meu semblante vai cair, minhas orações se repetiram talvez com mais intensidade, mas não terei paz, não terei alegria.
A verdadeira fé e a verdadeira entrega, vai nos fazer sentir alegria e paz, independente de ter recebido ou não a graça requerida.
É... a Alegria é fruto da Fé em Deus e da entrega, não da bênção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário