domingo, 24 de janeiro de 2010

Provai e Vede

Provar é algo que sempre me chamou atenção! Quando mais estranho for a coisa a provar, mais tenso fica a sensação de provar! Quanto menos pessoas já tiverem provado aquilo perto de mim, pior fica a idéia de colocar em minha boca ou em meu corpo algo que não sei como é.
A maioria das provas que fazemos, foram por nossa escolha. Quando vamos a uma loja sempre escolhemos as roupas que nos atraíram mais e levamos para provar! Dificilmente nós compramos (pagamos) por algo sempre provar! (só eu de vez em quando!)
É assim, com quase tudo na vida. Dificilmente chegamos a algum lugar para comer e pedimos algo que não conhecemos ou pelo menos temos idéia do gosto que tenha. Para sabermos e na próxima vez podemos saber o gosto precisamos experimentar! É exatamente aqui que eu acho que temos dificuldade. Essa palavra experimentar já nos leva a pensar que vai ser ruim, essa idéia de experimentar algo... Não parece ser muito agradável! Então, quando temos que experimentar alguma coisa provavelmente já irá com um pé atrás ou imaginando que será ruim!
O convite do Salmista então além de desafiador, para alguns parece ser horrível! Há algumas pessoas que não tiveram nenhum tipo de relacionamento com Deus e só por imaginar como é já descartam a hipótese! Isso porque provavelmente olham as pessoas que se dizem crentes, e talvez pensem que Deus é aquele as religiões pintam, que a televisão diz que é, que o carinha da esquina diz que foi!!! Deus é muito mais do que tudo isso e pode ser experimentado em todas as áreas de nossa vida! Deus não está preso a nada nem ninguém, pode ser experimentado em um abraço com amor, pode ser vivido em uma música com louvor, pode ser sentido em um vento, podemos ouvi-lo no silêncio do mundo!!! e quem disse que essas pessoas já o Experimentaram de verdade? No máximo conviveu com o Deus da religião, o Deus dos seus pais, o Deus do seu pastor, o Deus da Igreja, mas nunca provaram DEUS. Nessa problemática vivem, fugindo de qualquer convite para experimentar Deus.
Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Sl 34.8
Olhando assim, consigo entender a profundidade do convite davídico! Se vou para o profundo da minha alma e de lá tiro o interesse em encontrar-se com o Pai das luzes, talvez, nessa descida ao meu interior já me encontrarei com ele.
Provar ao senhor, é despir tudo aquilo que um dia eu construí dele, e desejar conhecê-lo sem preconceito ou pré-respostas!
Provar a Deus, é buscar senti-lo sem dizer previamente o que irei sentir! Pois fazendo isso eu mesmo já o constituirei para minha mente!
Provai, Provai, Provai, e vede como o Senhor é bom!
Só quem prova a Ele, pode determinar de verdade que ele é Bom! Ninguém prova um sabor com a boca dos outros, então não prove a Deus pela vida dos outros, pelos seus pensamentos, deixe-se ser envolvido por sua presença!!
Talvez você dirá como o poeta disse muito bem:

Te ver e não te querer
É improvável, é impossível
É como mergulhar no rio
E não se molhar
É como não morrer de frio
No gelo polar
É ter o estômago vazio
Não almoçar
É ver o céu se abrir no estio
E não se animar...
É como esperar o prato
E não salivar
Sentir apertar o sapato
E não descalçar
É ver alguém feliz de fato
Sem alguém prá amar
É como procurar no mato
Estrela do mar..
É como não sentir calor
Em Cuiabá
É como ver televisão
E não dormir
Ver um bichano pelo chão
E não sorrir
E como não provar o nectar
de um lindo amor
Depois que o coração detecta
A mais fina flor...

Composição: Samuel Rosa / Lelo Zanetti / Chico Amaral


Deus Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário