
No capítulo 20 do livro de Segundo a Crônicas, vemos a história de Josafá rei de Judá. Naquela ocasião Judá estava sendo invadido por povos moabitas e amonitas. Chega então no versículo 2 o terrível aviso: “Um exército enorme vem contra ti de Edom [...]” .
Até aí tudo normal. Porém a atitude de Josafá perante o iminente ataque e a provável destruição é que deve nos chamar atenção. Normalmente o rei iria juntar seu exército, listar seus homens e suas armas, no entanto, Josafá alarmado com a situação, decidi consultar (vs. 3 NVI) ao Senhor e declarou um jejum em todo o reino de Judá. Josafá reúne sim seu povo, mas não para um exército, mas para um clamor, e sua oração perante eles está nos versículos 6 a 12. Suas palavras finais declaram: “Nós não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para Ti”.
Quem conhece sua história, sabe o que esperar de seus dias futuros. Josafá sabia das feituras de Deus por aquele povo, sabia das providências e dos livramentos por ele feitos em favor do povo; podia não saber o que fazer, mas sabia a quem procurar. Mesmo que por algum motivo não enxerguemos as ações, as proteções e livramentos de Deus em nossa vida. Devemos saber, crer e entender que ele está por trás de Tudo, não a nada acontecendo que ele não sabia e que ele não possa intervir. A Providência da parte de Deus em nosso socorro vem depois da petição e do clamor de seu povo (II Cron. 7.14).
No caso de Josafá a resposta veio através do Profeta Jaaziel: “Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. A batalha não é de vocês, mas de Deus.(vs.15)”. A resposta foi compatível com a atitude de Josafá, afinal, quem entrega o seu caminho a Deus têm Dele suas vitórias. Agora sim, o Rei manda o exército ficar em sua posição e não desanimar ou desistir, para que pudessem VER o livramento do Senhor, mas não somente isso, ele mandou um grupo ir na frente de Batalha, adorando e Louvando ao Senhor Deus dizendo: “Dêem Graças ao Senhor , pois o seu amor dura para Sempre”. Logo após disto, avistaram ao longe o que parecia ser um enorme exército de homens, mas era um aglomerado de cadáveres, pois o Senhor havia agido.
Pense nisso, entregue seu caminho, sua vida ao Senhor. Se coloque prostrado diante de Deus pedindo o seu Socorro, e ele virá, no tempo certo. Só não esqueça, você vai ter que ir a Batalha para poder VER o Livramento; agora, só uma dica: Vá Louvando a Deus!
Deus os abençoe!
Parábens pelo blog Crente!!!
ResponderExcluir