domingo, 29 de maio de 2011

Sobre Religião, Fé e Prática

"Esta é minha religião verdadeira, minha simples fé. Não é preciso um templo ou uma igreja, uma mesquita ou uma sinagoga; não há necessidade de uma filosofia complicada, de uma doutrina ou de um dogma. O templo deve ser nosso próprio coração, nosso espírito e nossa inteligência. O amor pelos demais e o respeito pelos seus direitos e sua dignidade, não importando quem sejam e o que possam ser. Isto é do que todos precisamos”.


A priori, este texto parece uma afirmação um tanto grosseira e bem radical. E realmente o é para aqueles que enxergam a religião, a fé, a espiritualidade como algo "somente" vinculado a um corpo de doutrinas, estruturas instituicionais, hierarquias etc.
Ao falar com pessoas céticas que desconfiavam de tudo na religião inclusive sobre Deus, Friedrich Schleiermacher, um teólogo da era moderna fez a seguinte pergunta: "Vocês estão dispostos a enxergar Deus em todos os lugares, inclusive fora desta religião por vocês criticada?". O objetivo dele era mostrar que Deus está além das representações religiosas que temos e gostamos tanto. É importante lembrar que Ele está sim Dentro dessas religiões mas não somente dentro delas...
Bem a frase que achei interessante para pensarmos com estas outras coisas que citei acima, está no site: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=56900   e pelo que indica é do Dalai Lama:

     "Esta é minha religião verdadeira, minha simples fé. Não é preciso um templo ou uma igreja, uma mesquita      ou uma sinagoga; não há necessidade de uma filosofia complicada, de uma doutrina ou de um dogma. O templo deve ser nosso próprio coração, nosso espírito e nossa inteligência. O amor pelos demais e o respeito pelos seus direitos e sua dignidade, não importando quem sejam e o que possam ser. Isto é do que todos precisamos”. (grifo nosso)


Vale a pena, levar nossa espiritualidade para além das estruturas... Talvez assim ela ou melhor Ele(Deus) encontre espaço em nossa vida cotidiana (extra sábado/domingo) e mais do que isso, Ele possa ser reconhecido em nossas ações de amor, cuidado, ações éticas e de harmonia com todos! Afinal, é Cristo em todos nós e através de nós a esperança da Glória!!!


Grande Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário