
Não estamos preparados para as realidades que nos cercam. Alguém já disse: "O que humaniza o homem é a dor, o sofrimento, o fracasso ou mesmo o inesperado.
Como temos medo do inesperado! Talvez, porque está complemente longe de nós, claramente fora de nosso controle e assustadoramente real para nós.
É exatamente nesses momentos que deixamos de lado a grandeza de nosso pensamento sobre nós, para nos remetermos há angústia da humanização. A saber, quando uso a palavra "humanização" uso no tangente a deixarmos de sermos deuses de nós, a entendermos que somos fracos e frágeis, tocáveis e destrutíveis. O poder que habita em nós nos dias de Sol, vai-se e transforma-se em fraqueza quando adentramos em uma tempestade existencial ou quando somos empurrados para dentro dela.
Desde sempre, nossa maior tentação é sermos: deus de nós mesmos (Gn. 3.5). Ao passo, que o que Deus deseja que fossessemos é Seres Humanos, simplesmente humanos. Essa ancia de ser o que não sabemos ser, de fazer o que não estamos preparados a fazer, nos coloca em um tripé alto e perigoso, que se torna um precipício do ser, pois qualquer circunstância que nos prove ao contrário, pode nos fazer ter um relapso e ter a triste notícia: Não temos condições para encarara a realidade; Não estamos preparados para encarar a realidade.
Quando me deparo com essa situação gosto de lembrar de um Deus que se fez homem, para mostrar seu amor e cuidado para conosco, para mostrar que esse Deus está do nosso lado no nosso caminho. Lembro de um Deus que compartilha pão e peixe, que senta no poço com uma excluída e dá para nós algo que pudesse nos ajudar nas realidades da vida.
"Vos é chegado o Reino de Deus" (Mc. 1.15). É chegado o Reino que não te transforma em deus, que conseguiria transcender a dor e o sofrimento, um deus que é auto-suficiente. Ao contrário, esse reino te leva a ser o último para, quem sabe, ser o primeiro; te leva a ser e a se entender como necessitado, como imanente a dor e as realidade humanas, MAS, esse lhe diz: " No mundo terei aflições, mas não temam eu venci o mundo". Creia, entenda, dependa do Reino de Deus. Seremos mais humanos e mais perto de Deus, teremos a paz que excede o entendimento, teremos a ação do E.S. que nos conforta e a presença de um Deus que caminha conosco em todas as circunstância, até quando já perdemos as esperanças Nele, como foi no caminho de Emaús.
A Presença de um Deus que descubro na dor e contemplo na Alegria, me faz capaz de viver as intempéries da vida e as realidades nem sempre agradáveis.
Que Deus nos ajude!
Joaze Lima, Pr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário