domingo, 18 de outubro de 2009

Salvos, do quê?


Salvos, do quê?
Salvos da Perfeição I

Dando continuidade a nossa série de mensagens sobre o tema: Salvos, do que? Darei prosseguimento falando sobre Salvos da Perfeição. Como é um tema muito extenso falarei em duas etapas sobre essa temática, levando em conta a importância e extensão do tema. Salvos da perfeição é o tema de um livro... Que me inspirou essa série de mensagens, o detalhe é que ainda não comprei nem li o livro, dessa vez só a capa me trouxe inspiração para falar sobre isso.
Dentre tantas coisas, a salvação é um tema importante para os seres humanos, queiramos nós ou não, sempre estamos pensando ou procurando alguma resposta ou solução para esse problema, logo, as religiões sempre trabalham com a salvação. Diferente de todas elas, a salvação dada pelo cristianismo à qual creio, ser a única e verdadeira, não trata somente da vida pós a morte e sim algo que já podemos desfrutar aqui no dia-a-dia da vida. A verdade é que Cristo morreu por nós para que eu e você tivéssemos vida e vida em abundância. O texto de Marcos 1.15 traz as palavras iniciais de Cristo no seu ministério, e elas já são um convite:
“[...]O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”
O que Jesus está dizendo é que o tempo em que Deus estava habitando somente no templo estava se findando, o reino de Deus está próximo, ou seja, Deus está vindo reinar sobre/dentro daqueles que se arrependem e creram em Cristo. Deus não estará mais somente no templo ou dentro dos religiosos, ele irá morar dentro de nós, deverá governar nossas vidas, o tempo de Deus no templo, de Deus só no domingo ou na sexta da libertação acabou, o reino está próximo Deus morará dentro de nós all time (o tempo todo).
A palavra Evangelho quer dizer Boa Novas, Jesus Cristo estava trazendo boas Notícias, notícias novas ele trouxe: O evangelho, que Deus agora vai morar dentro daqueles que se arrependem e crêem nessas boas novas. Agora aqueles que se arrependem e recebem o reino de Deus (presença de Deus, governo de Deus) já estão SALVOS. Já desfrutam da salvação hoje, agora, nesses dias. Lembremos de João 10.10: Eu vim (e trouxe o reino) para que tenham vida e vida com plenitude, com satisfação, com alegria, com fartura, com abundância.
SER SALVO HOJE? TER DEUS GOVERNANDO A MINHA VIDA, E DESFRUTAR DA VIDA COM ABUNDÂNCIA, FARTURA, ALEGRIA, PAZ E ETC.
ALGUÉM QUER???
Então precisa, se arrepender e crer em Jesus Cristo, aceitar o reino de Deus.
Acredito que eu poderia terminar por aqui, afinal, só saber que Deus, quis me trazer uma vida com plenitude já me faz ter uma alegria que não posso conter! Só em saber que Deus deu seu filho para morrer na Cruz, tendo assim direito a salvação, já me faz satisfeito!
Você pode estar perguntando: ué é tudo tão perfeito, por que salvos da perfeição?
Sim, Salvos da Perfeição Religiosa.
Abra sua bíblia em Lucas capítulo 18
Neste texto Jesus estava contando parábolas a pessoas que estavam sentadas em volta dele, aliás, era o que Jesus mais fazia: Sentar-se e contar histórias tentando fazer o povo entender as coisas que ele explicara. Ali com ele estavam curiosos, discípulos e os religiosos. Essa parábola vai contar a história de dois homens e duas religiões: o fariseu (religioso), e o publicano.
O Fariseu (Religioso): fazia parte da religião dos homens, era aquele que achava que por cumprir todas as regras do templo era melhor do que os outros, achava que por vir ao templo era santo e os outros eram pecadores imundos. Lembram que eu falei que antes de Cristo eles achavam que Deus estava no templo? Logo, aqueles que estavam com ele no templo eram os santos, e aqueles que não estavam no templo eram os pecadores! Aqueles que usavam a roupa igual a deles, eram os santos, os que não, eram pecadores imundos! Aqueles que eram perfeitos igual eles achavam-se ser, eram salvos e santos, os outros eram pecadores, imundos do inferno, ou seja, não eram salvos! Essa era a religião dos homens.
O publicano: era um homem que não era judeu, era romano e trabalhava para o povo romano. Provavelmente não era nem para ele entrar no templo, afinal, só entram no templo os santos, os justos, os limpos, os ricos etc. (Alguns acham que é assim hoje). Enquanto o fariseu olhava para o céu, batia no peito e orava; o publicano, envergonhado na presença do senhor, nem levantava os olhos ao céu, ele sabia que não era merecedor de nada, humilde, lamentava-se na presença do Senhor e sua oração era: Ó Deus, tem misericórdia de mim, sou pecador! Essa era da religião do Reino de Deus. Jesus tinha falado no capítulo 17.20,21 – O reino não está por fora, está dentro de nós.
Esse publicano entendia que não adianta dar dízimo, se no seu coração você é avarento, apegado ao dinheiro, dando o dízimo para se mostrar! Esse publicano sabia que não adiantava usar a trajes de religioso se no coração só a prostituição, inveja, mentira etc. não adianta se fantasiar na presença do Senhor, pois o senhor olha para o nosso coração!
Estamos SALVOS DA PERFEIÇÃO, que alguns tentam colocar sobre nós, Deus não quer homens e mulheres que se vestem perfeitamente, que oram perfeitamente, que são orgulhosos e se acham PERFEITOS! Pelas funções que tem, pelo número de ações prestadas ao “senhor”.
O REINO É DAQUELES, que sabem que não merecem o olhar do SENHOR, que sabem que não mereciam o morrer de JESUS NA CRUZ! Jesus está sobre aqueles, que sabem que são pecadores e precisam da misericórdia do SENHOR!! Jesus está sobre aqueles que vêm a igreja, não para mostrar que vieram, para mostrar que sabem adorar, para mostrar que dão o dízimo... Mas para SE HUMILHAR NA PRESENÇA DE DEUS, e aí sim com HUMILDADE... Prestar culto a ele... SABENDO QUE NÃO HÁ ADORAÇÃO QUE POSSA PAGAR O QUE CRISTO FEZ POR NÓS, QUE NÃO HÁ DÍZIMO QUE PAGUE O PREÇO QUE JESUS PAGOU NA CRUZ POR MIM E POR VOCÊ, QUE NÃO HÁ ORAÇÃO QUE POSSA DIZER TUDO AQUILO QUE DEVERÍAMOS AO SENHOR!!!
Muitas pessoas, igrejas e religiões. Acabam colocando um peso sobre nós que não conseguimos suportar! Acabam sufocando nossas vidas, pois nos reprimem e dizem que devemos ser perfeitos, devemos ser santos, devemos andar, devemos vestir etc., etc., etc., ... Quando JESUS nos ensina que simplesmente... DEVEMOS NOS ARREPENDER de ser do jeito do éramos, DEVEMOS NOS CONVERTER dos caminhos que levávamos e DEVEMOS nos humilhar perante ele, pois não merecemos TANTO AMOR DESTINADO A NÓS!!!
SALVOS DA PERFEIÇÃO, pois DEUS QUER HOMENS E MULHERES QUE O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE! EM HUMILDADE E CONTRIÇÃO!
Nos versículos finais, vem o resultado e a demonstração do que acontece com cada um daqueles!
O Publicano, foi JUSTIFICADO! Ou seja, mesmo NÃO MERECENDO, DEUS O FEZ JUSTO, SANTO, IRREPREENSÍVEL DIANTE DELE E DOS HOMENS!!
E O OUTRO, não foi justificado perante Deus! Afinal, quem se auto-justifica, se auto-condena!


No EVANGELHO DE JESUS CRISTO, no EVANGELHO DO REINO DE DEUS, quem se humilha será exaltado! QUEM SABE QUE NÃO É PERFEITO, será exaltado... Quem se exalta será HUMILHADO!

Joaze Lima, Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário