
“Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada nem removida...” Is. 54.10
A soberania, o cuidado e a fidelidade de Deus parecem andar bem juntos se pudermos olhar atentamente para esse texto. Na primeira impressão a conjectura que fazemos nos leva a uma sensação de paz, alívio e por que não? De conforto. Depois lendo nas próximas vezes, essas sensações continuam, mas outras observações precisam ser feitas.
• “embora os montes sejam sacudidos e as colinas removidas...” – quer dizer que terão dias que as coisas não ficarão no seu devido lugar. Haverá dias que o céu ficará tão escuro, que o brilho do sol não alcançará mais nosso campo de visão. Uma soberania permissiva de Deus parece estar bem aplicada aqui, afinal, aqueles que são cuidados por Deus, passarão por situações como estas...
• “ainda assim...”? – Como assim? Ainda assim? Será que essas tumultuosas agonias alcançarão nossos dias por atitudes nossas? Será que esse ainda assim, quer dizer, que os montes serão sacudidos e as colinas removidas, por simplesmente ser uma causa de fatos e atitudes do ser humano? Infelizmente parece que: Sim! E se olharmos para a forma com que tratamos a Mãe-Terra, podemos até entender esse texto como literal, mas, sabemos que não o é.
• “minha fidelidade não será abalada nem removida” – que bênção! Ainda que os montes sacolejem à minha volta, e tudo por culpa minha... a fidelidade do Senhor não será abalada. O fato dos montes serem sacudidos, o fato do céu se transformar em trevas, e tudo se transformar em dor e aflição, ser culpa minha! Ainda assim, a fidelidade de Deus não será abalada nem removida. Ele continuará cuidando, guardando, manifestando misericórdia e compaixão.
Mesmo que tudo do lado de fora e do lado de dentro, esteja no caos profundo! É maravilhoso saber, que o cuidado soberano de Deus está sobre mim. No mesmo texto, a palavra nos diz que a aliança de paz do Senhor (da parte dele) não será quebrada! Pena que o outro lado da aliança (parte dos homens) viva sendo deteriorada, tentando ser quebrada! Quem a mantém firme? O mesmo que não deixará VOCÊ, NADA e NINGUÉM, abalar ou remover a fidelidade Dele.
Parece que vale a pena, manter essa aliança bem cuidada do nosso lado! Pense Nisso!
Deus Abençoe!
Joaze Lima, Pr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário