quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Santuário para Eles!


A palavra de Iahweh veio a Ezequiel descrevendo a situação de alguns moradores que permaneceram em Jerusalém e não haviam sido exilados com os restantes. Ezequiel era um dos exilados que estavam junto ao rio Quebar, mas fora escolhido por Deus para ser Atalaia perante o Povo (Ez. 3).
Aqueles que estavam em Jerusalém diziam para os exilados: “Vós estais longe de Iahweh; foi a nós que Deus deu a terra como patrimônio” (Ez. 11.15). A resposta veio do Senhor: Deus confirma ter levado aquele povo para o exílio em terra estrangeira e os espalhou perante os povos da época, mas essa situação seria por pouco tempo e: Deus seria “santuário para Eles” vs.16, na terra onde estavam.
É importante observar que o povo havia sido espalhado justamente por idolatria, pecados imorais, apego obstinado ao Templo e outros. O povo que ficou na terra, continuou com esses pecados, chamavam a terra de patrimônio e se exaltavam por isso. Não percebiam que era exatamente aquela postura que desagradava a Deus, afinal, eles não estavam se importando com o Deus da terra, ou o Deus do Templo; tinham seu orgulho em estar na terra e ao lado do templo, julgando-se assim, superiores aos outros.
Assim como eles, muitas vezes somos enganados pelo silêncio de conseqüências; pecados cometidos que não geram resultados imediatos, continuam sendo praticados e parece estar: “tudo bem”. Ledo engano, a maior artimanha de Satanás é se aproveitar desse tipo de situação para que a pessoa permaneça nessa mentira cruel e suicida.
Não é preciso muito esforço, sempre somos tendenciosos para o pecado e o inimigo simplesmente nos faz sentir sem conseqüência ou sem mal aparente; esse inimigo pode ser nossa consciência cauterizada e leprosa espiritualmente. Esse é um perigo que nos rodeia bem de perto e fica pior quando nos pega dentro do “Templo”: cultuando a Deus, aparentemente adorando a Ele, tendo uma vida ativa na igreja, mas tomados pelo pecado.
Não obstante, o povo que estava passando por dificuldades em detrimento de seu pecado, tinha uma afirmação maravilhosa e, por que não, amorosa de Deus! Deus seria santuário para eles! Mesmo em dificuldades Deus está ao nosso lado, e o desejo Dele é nos recuperar, é nos restaurar. Se, estavam presos ao Templo agora Deus se faz templo para eles e promete: “17Eu vos ajuntarei de entre os povos, reunir-vos-ei das terras, nas quais fostes espalhados e vos darei a terra de Israel. 18Chegando aí, removerão dela todos os objetos detestáveis do culto pagão e todas as abominações. Eu vos darei um só coração, porei no seu íntimo um espírito novo: removerei do seu corpo o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne [...] 20Então serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”. Para aqueles que estão no tratamento do Senhor e voltam seus pensamentos para Ele, para que este os trate e os restaure, essa é a promessa.
Crise: pode ser perigo ou oportunidade. Para os soberbos e desatentos espirituais é perigoso afinal pode ser que nunca recebam ou reconheçam a restauração. Para os humildes essa deve ser uma palavra de conforto, pois não importa onde estejam ou pelo que passem.
Deus há de restaurar o seu lugar e o que se perdeu, te fazer largar de vez seu pecado e então, você será povo Dele e ele o seu Deus! Pois aquele que começou a boa obra, há de terminá-la. Só não esqueça que constantemente estamos “Em Obras” e o Senhor deve ser nosso Santuário. Santuário é lugar de celebração e adoração, mas também lugar de cura, tratamento e salvação.


Que Deus nos ilumine!
Pr. Joaze Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário